Laboratório de Manipulação Robótica (ManLab)

Os seres vivos são capazes de manipular de forma habilidosa objetos e ferramentas de várias formas, tamanhos, pesos e materiais usando uma variedade de estratégias como preensão, empurrão, deslizamento, tombamento, rolagem e arremesso.
Apesar dos grandes avanços científicos das últimas 2 décadas, a maioria dos robôs manipula objetos usando apenas a abordagem tradicional conhecida como pick-and-place.
Formas mais sofisticadas, incluindo a manipulação dinâmica, geram desafios na detecção e controle de alta velocidade, mas a dinâmica pode ser explorada para ajudar o robô a controlar os movimentos de objetos e ferramentas que, de outro modo, seriam impossíveis.
Nosso laboratório se propõe a desenvolver métodos que ofereçam um conjunto maior de primitivas de manipulação para os robôs, aumentando assim o seu leque de aplicações potenciais. Mais especificamente nos dedicamos atualmente a aplicações na:

  • Indústria aeronáutica com a automação de processos repetitivos, insalubres e perigosos;
  • Área da saúde, pesquisando formas de auxiliar a cirurgia assistida por robôs e em sistemas de reabilitação robótica.

As pesquisas e interesses principais do laboratório envolvem os seguintes tópicos:

  • Coordenação visuo-táctil-motora e controle de interação em ambientes com perda e estabelecimento de múltiplos contatos;
  • Aprendizagem de máquina;
  • Sistemas embarcados e aplicações com requisitos de tempo real (real-time);
  • Modelagem, Simulação, Controle, Planejamento e Otimização.