Breve Histórico

O Grupo de Mecatrônica está vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC - USP) e desenvolve pesquisas nas áreas de Robótica, Controle, Automação e Sistemas de Referência.

O grupo teve origem em 1995 com o retorno do pesquisador Glauco Caurin a São Carlos após finalizar seu doutorado no Instituto de Robótica - ETH, Suíça. Inicialmente denominado Laboratório de Mecatrônica, o grupo compartilha com o Laboratório de Dinâmica os recursos e a estrutura do prédio onde está localizado, desenvolvendo projetos conjuntos de pesquisa e ensino.

Uma das principais realizações que emergiram dessa sinergia foi a criação em 2002 do Curso de Graduação em Engenharia Mecatrônica. Em 2005, o pesquisador Adriano Siqueira juntou-se ao grupo, expandindo as atividades de pesquisa nas á reas de controle e reabilitação e robótica.

O pesquisador Marcelo Becker integrou-se a equipe em 2008, trazendo novas iniciativas e experiências para as atividades em robótica móvel.

O pesquisador Daniel Magalhães iniciou suas atividades no grupo em 2009, desenvolvendo pesquisas em sistemas de referência.

Recentemente, a denominação Laboratório de Mecatrônica foi alterada para Grupo de Mecatrônica, com a criação dos laboratórios que o compõem.