Grupo de Mecatrônica no CBA 2016

cba2016Grupo da Mecatrônica no CBA 2016 em Vitória, ES

Os professores Glauco Caurin, Adriano Siqueira, Daniel Varela e o aluno de doutorado Wilian Miranda participaram do CBA 2016, realizado em Vitória, ES.

O prof. Adriano Siqueira também participou como Chair em Seção de Trabalhos sobre Robótica e Mecatrônica.

Os trabalhos apresentados pela equipe foram os seguintes:

1-RECURSIVE LINEAR QUADRATIC REGULATOR SUBJECT TO MARKOVIAN JUMP LINEAR SYSTEMS IN A ROBOTIC APPLICATION SYSTEM FOR REHABILITATION, dos autores Christoph M. Mitschka (USP); Marco H. Terra (USP); Adriano A. G. Siqueira (USP); Francisco A. Garcia (USP)

2-DESENVOLVIMENTO DE UM EXOESQUELETO MODULAR PARA MEMBROS INFERIORES, dos autores Wilian Miranda dos Santos (USP); Gustavo Capalbo de Oliveira (USP); Adriano Almeida Gonçalves Siqueira (USP)

3-MÉTODO DE INTERROGAÇÃO DE FIBRA ÓPTICA PARA DETECÇÃO DE INTRUSÃO, dos autores MAURINO DE FEBBO (USP); DANIEL VARELA MAGALHÃES (USP)

Sobre o CBA

O CBA2016 foi realizado pela Sociedade Brasileira de Automática - SBA, em parceria com o Departamento de Engenharia Elétrica - DEL - e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE - da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

A cada biênio, ininterruptamente, a partir de 1976, a SBA organiza o Congresso Brasileiro de Automática (CBA), que é um congresso itinerante pelo país. As vinte edições anteriores ocorreram em São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Campinas, Campina Grande, Belo Horizonte, São José dos Campos, Belém, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Uberlândia, Florianópolis, Natal, Gramado, Salvador, Juiz de Fora, Bonito, Campina Grande e Belo Horizonte. Ou seja, trata-se efetivamente de um evento itinerante, que percorre todo o país, de norte a sul. As últimas edições têm atraído mais de mil participantes, entre pesquisadores, profissionais e estudantes de várias áreas que guardam relação com Automática, como Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação e mesmo Engenharia Mecânica, de todas as partes do Brasil e de alguns países do Exterior, mostrando que o CBA se tornou um dos congressos de engenharia mais importantes do País. A Assembleia da SBA, em 2014, decidiu que o XXI CBA fosse realizado em Vitória, por professores da Engenharia Elétrica da UFES (graduação e pós-graduação), mais uma vez, como já ocorrera em 1992.

Além

Mais informações no site do evento: http://cba2016.org.br, ou no facebook: https://www.facebook.com/cba2016vix/?fref=ts

glauco adriano

wilian wa